segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dobras básicas (parte 3)


- Incorporando uma reverse fold:
As vezes é necessário que se incorpore uma reverse fold, que se dobra uma camada ao meio.
Ex.:
  
 
-wrap up= embrulhar
O wrap up, se observarmos, é semelhante ao closed sink, porem ao embrulhar, uma camada roda sobra uma aresta, em vez de um vértice afundar-se em baixo de uma camada.
Ex.¹²:
  
 
-Swivel Fold = dobra giratória:
A Swivel Fold é uma forma de apertar uma aba sem mudar a sua direção, é indicada por duas Valley Fold que se encontram num ponto com uma Mountain Fold entre eles. Como na maioria da outras dobras, isto é mais fácil de conseguir se dobrar primeiro ao longo da linha que pretende incluindo ambas camadas da aba e depois desdobrar, enfraquecendo o papel. As duas Valley Fold são depois feitas ao mesmo tempo e a Mountain Fold é feita quando se achata o papel.
Ex.:


Ex.²: 
Quando uma squash fold é feita enquanto se incorpora uma swivel fold numa camada de papel adjacente, um tipo de swivel fold é formada.


   
 
-Closed Wrap
Esta dobra está relacionada com a closed sink, Uma Closed Wrap é indicas com uma seta que vem de trás da aba para a frente, isto que dizer que a parte de trás do papel é para ser trazida para a frente. (Primeiro diagrama). O que distingue uma Closed Wrap de outras manobras de tirar o papel de trás para a frente é que neste caso o papel por trás é continuo, não uma borda livre para agarrar e trazer para a frente. Para fazer a Closed Wrap puxa-se um dos lados do modelo para fora com dois dedos (segundo desenho) e depois empurra-se a parte de fora, de cima, mais próxima de nós, para baixo do lado do modelo que afastamos (terceiro desenho). A esquina da aba vai formar tipo uma depressão, uma cova, um bolso e assim ficar escondida dentro dessa cova.
Ex.:







fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/dobraduras-basicas.php
http://origami.paginas.sapo.pt/simbolos.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário