sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dobras básicas (parte 2)



-Crimp = frisar:
Um crimp é utilizado para mudar a direção de uma aba ou de um ponto, e formar estruturas como bicos de aves, focinhos de animais, orelhas e patas. Existem vários tipos de crimp:
Ex.: 

 Neste tipo de Crimp o papel é enrugado a partir de um ponto na borda aberta (na parte de baixo do papel que tem as bordas livres) e passa para cima de uma pedaço de papel pelo zig zag alternado de Valley Fold com Mountain Fold. Este tipo de dobra é mostrado com os símbolos de configuração de borda.


Ex.¹:



Neste tipo de Crimp, o papel passa por cima de outra parte papel mas na zona onde tem a dobra (neste caso, na parte de cima onde invés de ter duas camada livres tem um pico de uma montanha digamos assim).


Ex.²:



Neste caso, o papel passa por cima de outro pedaço de papel mas quer em cima, quer em baixo, isto é, quem na zona de bordas abertas, quer na zona onde tem a dobra.


Ex.³:  

Nos exemplos anteriores,  podemos ver que são resultados de duas reverse fold, já neste exemplo podemos observar que há duas reverse fold.




-Waterbomb base
A waterbomb base é utilizada em diversas dobras tradicionais, para fazer, primeiro dobrar o papel ao meio, quer horizontalmente, quer verticalmente, depois vire o papel ao contrario, logo em seguida dobra as diagonais, depois junte a linha media dos quatro lados formados pelas dobras diagonais e depois achate o papel com duas abas para cada lado.
Ex.:





-Preliminary fold
A preliminary fold é outra dobra base, ela pode ser feita virando uma waterbomb base ao contrário ou pode ser feita dobrando as diagonais primeiro, logo em seguida, virar o papel ao contrario e dobrar ao meio, horizontalmente e verticalmente, juntar os quatro cantos do papel e achatar deixando duas bordas de cada lado.
Ex.: 


 
-Petal fold = dobra em pétala
Uma petal fold é uma maneira de apertar um ponto em largura e aumentá-lo em comprimento, é indicada com uma valley fold e duas mountain fold e duas setas de push here.  A petal fold pode ser feita de duas maneiras, são elas:
Ex.:

 Uma valley fold e duas mountain fold formam um triângulo entre si e mais duas setas de push here uma em cada lado da petal fold (primeira figura),  a seguir as dobras de valley e mountain sao desfeitas (segunda figura), depois levanta-se o bico da aba que se quer fazer a petal fold, utilizando a valley fold feita (terceira figura) e simultâneamente utiliza-se as dobras anteriores para por as dobras de fora para dentro.


Ex. ¹: 
  Para fazer este tipo de Petal Fold, primeiro dobre e desdobra nas linhas que dividem os ângulos a meio (segundo desenho). Depois levante a borda fazendo uma Valley Fold a partir do local onde as dobras feitas inicialmente se iniciam em cima (terceiro desenho). Empurre agora o lados para dentro e achate o papel. Novas duas Valley Fold são feitas no momento que se achata a borda resultando num bico nessa mesma borda.



-Inside petal fold = dobra em pétala interior
Uma inside petal fold é uma mudança da convencional petal fold aplicada a uma borda,
Ex.:
Faça primeiras dobras de dobrar e desdobrar como se fosse para a Petal Fold convencional aplicada a uma borda e depois levante a borda para juntar os dois lados de fora no meio (segundo desenho). Depois segure com os dedos os dois lados da Petal Fold e afaste os dois lados (terceiro desenho). Empurre o meio da borda para dentro do modelo enquanto torna a juntar os lados do modelos.


 
-Open Sink = afundar aberto
Open sink é uma forma de esconder um ponto que não tem bordas livres, abertas e por isso, não podem ser aplicadas reverse fold, é indicada por uma seta sem preenchimento e sem cauda direcionada ao ponto que é para ser afundado e uma mountain fold no local onde a dobra deve ser feita.
Ex.:




Para fazer uma Open Sink, primeiro dobre e desdobre ao longo da linha que é para dobrar (ajuda se dobrar e desdobrar em ambas direcções, para trás e para a frente, várias vezes até, para enfraquecer o papel). Depois, com cuidado, separe as bordas que se encontram no ponto e, com o dedo, empurre para baixo exactamente no bico mais acima (terceiro desenho) começando a achatar o papel. Continue a achatar o papel até à linha onde fez as primeiras dobras e depois pressione o parte do meio para baixo enquanto fecha de novo o papel (como indicado no quarto desenho). Quando bem feito, todas a bordas que se conseguem no final estão bem alinhadas acima. 




 
-Closed Sink = afundar fechado

É também uma forma de esconder um ponto, porém com a closed sink consegue-se travar as bordas desse ponto todas juntas, é indicada por uma seta sem preenchimento e sem cauda apontando na direção do ponto que é para afundar e uma mountain fold na linha que é para dobrar.
Ex.:

 Para a fazer, comece por dobrar e desdobrar a linha pretendida (como para a Open Sink) mas agora invés de pressionar o bico de cima deixando o papel achatar, esconde-se esse bico segurando com os dedos num dos lados todas as camadas exceto uma que vai ser separada das outras de forma a que se obtenha uma forma cónica. Depois, começando por um dos lados, empurre para baixo um dos lados (quarto desenho) de forma a começar a inverter. O mais difícil e começar a inverter. Depois do ponto começar a inverter empurrar para baixo até estar completamente invertido. Nenhuma das bordas iniciais são visíveis quando a Closed Sink está completa. O último desenho mostra a distribuição das camadas por dentro do modelo.






-Squash fold
Uma squash fold é uma forma de converter uma aba já dobrada em duas, é indicada com uma valley fold, uma mountain fold a meio da aba e uma seta push here apontando para a borda que é para espalmar.
Ex.:

 Para fazer uma Squash Fold, separe as camada abertas (fácil de meter um dedo por baixo da aba) e achate a aba de forma que a linha da sua borda (a borda que é apontada pela seta) fique exatamente sobreposta na linha na primeira Valley Fold, a dobra que é feita na base da aba.






-Double rabbit ear = orelha de coelho dupla
A Double rabbit ear é uma forma de encurtar um ponto mudando a sua direção e é uma forma mais segura e firme que uma rabbit ear convencional, é indicada da mesma forma que a rabbit ear só que as valley fold são substituídas por mountain fold , e a pequena mountain fold por uma velly fold, e uma seta de empurrar indica o movimento do papel.
Ex.:
 É possível de isto ser feito num único passo, mas é mais fácil se feito em dois passos. Primeiro, Squash Fold o ponto na direcção indicada (segundo desenho). A seguir fazer uma Petal Fold nesse mesmo ponto passando-o do lado direito para o lado esquerdo (terceiro desenho) e depois torna-lo a dobrar para a direita fazendo uma Valley Fold e sem desdobrar a Petal Fold feita. Por fim juntar os dois lados da zona que foi espalmada dobrando-a a meio. O resultado é mesmo que tivesse feito duas Rabbit Ear, uma de cada lado, ou seja uma Double Rabbit Ear.





Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/dobraduras-basicas.php
http://origami.paginas.sapo.pt/simbolos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário