quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dobras básicas


Os diagramas são recheados de símbolos e cada um deles possui um nome e exercem uma determinada função para poder progredir na obra, deixarei aqui os símbolos básicos do origami:

-Valley fold  = dobrar em vale:
Valley fold é quando uma folha ou camada de folha de papel é dobrada de modo que se forme uma depressão no local onde a dobra foi feita, esta dobra é indicada por uma linha tracejada e uma seta com a ponta simétrica que indica o movimento do papel.
  Ex.:
                                 A parte de cima do papel é dobrada de modo a encontrar-se com a parte de baixo.

-Mountain fold = dobra em montanha:
Mountain fold é quando uma folha ou camada de folha de papel é dobrada para longe de si de modo que a dobra forme um pico, a dobra é representada por uma linha de traços alternados com dois pontos e uma seta assimétrica que indica o movimento do papel.
Ex.:
                        A parte de cima do papel encontra-se com a parte de baixo, mas passando o papel por trás, movendo se na direçao que o afasta de nós.

OBS: de modo geral, se a seta é simétrica o papel move-se em nossa e se a seta for assimétrica o papel move-se na direção contraria.


 -Fold and unfold = dobrar e desdobrar ou vincar:
Fold and unfold é quando se vê uma seta que vai e volta sobre ela mesma, este é o símbolo que mostra que se tem que dobrar conforme o indicado e logo em seguida desdobrar, o resultado final é apenas a marca da dobra que é indicado por uma linha continua e fina.
Ex.:


-Fold = Prega:
Uma prega consiste em uma dobra dupla em valley e em mountain, para facilitar o entendimento do ziguezague que deve se formar, abaixo da figura mostra como deve ser feito.
Ex.:
-Push here = empurrar aqui:
Uma dobra push here é indicada por uma seta pequena e sem preenchimento com uma cauda mais grossa igualmente sem preenchimento, esta seta indica que o papel deve ser empurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido.
Ex.:


-Rabbit ear =  orelha de coelho:
A rabbit ear consiste em três dobras em valley e uma em mountain, torna-se mais fácil se inicialmente for feito os vincos e logo em seguida dobrar a orelha de coelho, porém também pode ser executada através de uma dobra rotativa.
Ex.:

Ex.¹ ² ³:

-Rotating bending =dobra rotativa:
A rotating bending consiste na dobragem de um canto que consequentemente obriga um bocado de papel afastado a dobrar-se também, o que obriga o papel assinalado em “A” a rodar.
Ex.:
-Inside reverse fold = dobra invertida interior:
A inside reverse fold é a forma de mudar a direção de uma aba de uma forma mais permanente do que simplesmente dobrá-la, geralmente é indicada por uma seta de empurrar (push here) e outra indicando a direção da dobra.
Ex.:


-Outside reverse  fold = dobra invertida exterior:
A outside reverse fold está diretamente relacionada com a inside reverse fold, ambas são formas de mudar a direção de uma aba, a dobra exterior consiste em dobrar a aba para o lado de fora, geralmente é indicada por um seta de push here, uma seta de valley e outra de mountain.
Ex.:




Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/dobraduras-basicas.php
http://origami.paginas.sapo.pt/simbolos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário