domingo, 2 de outubro de 2011

Um pouco da historia do origami


Alguns estudiosos afirmam que o hábito de dobrar papéis é tão antigo quando a existência do papel (foi feito na China, em 1800 pela maceração de arvores e restos de tecidos).
Entre os séculos VI e X o papel foi introduzido ao Japão, sendo trazido por monges budistas chineses, porém ele era apenas acessível à nobreza, pois tratava-se de um produto de luxo, usado em festas religiosas e em moldes de quimonos. 
            Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da fala, onde formas eram passadas de mãe para filhas, somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas, pois até então nenhum desenho havia sido registrado em livros.
 Em 1797 surgiu o primeiro livro com instruções de como fazer um origami, o Senbazuru Orikata (Como dobrar mil tsurus), a partir dai com a fabricação do seu próprio papel a população passou a aprimorar esta técnica secular, o origami deixou de ser transmitido somente de pais para filhos, desde 1876 esta arte passou fazer parte integrante do currículo escolar desse pais. 
A palavra Origami é originada em 1880 a partir da junção das palavras Ori (dobrar) e Kami (papel), antes disso esta arte era conhecida como Orikata.
O livro Kan no Mado publicado em 1845 incluía cerca de 150 origamis, dentre eles o sapo, que foi o marco do crescimento do origami como atividade recreativa no Japão.
            Akira Yoshizawa é o pai do origami moderno, pois foi ele quem criou os simbolos usados atualmente em instruções passo-a-passo, para ele o origami é uma filosofia de vida.
            Após a invenção do papel - objeto essencial para a elaboração do origami- é a invenção Yoshizawa é o mais importante, pois é a partir dela que é permitido o entendimento dos diagramas.


                                                          Alguns exemplos de origamis: 




















fonte: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maismatematica/projetos/desdobrando%20a%20geometria/dghistoria.htm
http://projetoicjapao.blogspot.com/2011/05/origami-conheca-essa-arte-japonesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário