terça-feira, 4 de outubro de 2011

Uma breve palavra sobre kirigami e noshi, parte da historia da origem do origami


 Como já foi dito antes, a origem exata do origami é desconhecida, segundo alguns pesquisadores ele está relacionado a costumes ou crenças religiosas de épocas passadas, mesmo sem saber quem foi seu criador, esta arte vem passando de geração a geração.
 Na época em que o papel foi trazido ao Japão, o estado e a religião eram um só, os origamis representavam a natureza das cerimônias religiosas, dizem que foi utilizado para transmitir ou registrar as a intenção da cerimônia religiosa, porém, estes origamis eram uma mistura do origami com o kirigami, que é a arte de formar figuras através de recortes no papel, estes origamis eram feitos utilizando papeis manufaturados especialmente para o uso dos sacerdotes xintoístas.
 Os papeis eram recortados em retângulos ou quadrados em forma de raio, logo em seguida dobrava-se em formato de nusa ou shide, um ziguezague de papel visto freqüentemente ligado a  shimenawa (comprimentos trançados de arroz, palha e corda usada para rituais de purificação na shinto religião) ou tamagushi (é uma forma de shinto, oferta feita a partir de um sakaki, galho de árvore decorada com shide, tiras de washi, papel de seda ou de algodão) objetos utilizados em cerimônias, e ainda nos katashiro utilizado em harai, bonecos de papel usados no Hanamatsuri (festival das bonecas), o monkirigata que é o protótipo do emblema, todos eles eram feitos seguindo o método kirikorigami, que quer dizer origami com recortes.
 "Os katashiros são, ainda hoje, colocados nos templos xintoístas no ligar da divindade, tomando a sua forma. O mais antigo katashiro de origami se encontra no Ise Jingu, província de Mie, portanto se diz que a historia do origami é tão antiga quanto a historia do Japão". (Kanagae, 1988)
 Este tipo de origami é considerado um dos clássicos da arte, e vem sendo ensinados até hoje, outro origami formal que é utilizado até os dias de hoje é o noshi, um ornamento colocado sobre o embrulho de presente significando que uma pessoa deseja muita fortuna a pessoa presenteada.
 Se observarmos o conceito do origami, podemos ter a ideia de ser algo fácil e bobinho, mas ele vai muito mais além, o os princípios básicos do origami ditam que ele deve ser confeccionado a partir de um papel plano, sem o uso de outros materiais como tesoura, cola ou similares. 

                                                                                       Um tipo de kirigami.

                                Um santuário xintoísta com shide feito de fibras de cânhamo não transformados.

                                                      A shimenawa em em Izumo Taisha

                                                                   Uma tamagushi em uma cerimônia.

                                                                                                       Katashiro

                                                                                           Um exemplo de  noshi.

Curiosidade: Os japoneses diziam que todo o presente deveria ser embrulhado em papel branco e como não é possível utilizam o noshi simbolizando o branco, o japonês considera o branco como algo sagrado e dizem que no mundo apenas os japoneses e coreanos são os únicos povos que adoram o branco. 



fonte: http://www.iej.uem.br/hist_origami.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kirigami
http://en.wikipedia.org/wiki/Shide_(Shinto)
http://eos.kokugakuin.ac.jp/modules/xwords/entry.php?entryID=308
http://en.wikipedia.org/wiki/Noshi






Nenhum comentário:

Postar um comentário